quarta-feira, 2 de junho de 2010

Educação e Informática: Alunos com Necessidades Educacionais Especiais em Processo de Ensino e Aprendizagem


A tecnologia da informação e da comunicação vem sendo utilizada de maneira significativa no processo de ensino e de aprendizagem. Assim, o uso do computador apresenta-se como ferramenta imprescindível para a inserção e participação efetiva no processo global. Faz-se necessário, então, que a escola seja um ambiente de recursos tecnológicos para que os alunos possam compartilhar destes recursos beneficiando o próprio desenvolvimento cognitivo, social e cultural.
O mais ambicioso e atuante projeto de informática aplicada à educação no Brasil foi desenvolvido pelo PROINFO, cujos principais objetivos são:1°Melhorar a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem.
2° Possibilitar a criação de uma nova ecologia cognitiva mediante a incorporação adequada das novas tecnologias de informação pelas escolas.
3° Propiciar uma educação voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico.
4° Educar para uma cidadania global numa sociedade tecnologicamente desenvolvida.
A importância do poder público e do trabalho docente
Quando falamos em inclusão, logo nos lembramos das leis vigentes no país, que se refere aos direitos adquiridos da pessoa com necessidades especiais, mas nos deparamos com um impasse, esquecemos destes direitos, estamos vedados ou simplesmente não somos conhecedores dos problemas reais que essas vivenciam a cada dia, quando seus direitos são violados. Nesta problemática qual poderia ser a ação da escola? A escola poderia garantir que essas leis fossem cumpridas e, também conscientizar, por meio dos alunos, que a visão da sociedade deve ser transformada com referência ao atendimento das pessoas com necessidades especiais. Se os alunos com necessidades educacionais especiais podem recuperar algumas de suas perdas cognitivas quando integrado a um ambiente que lhe proporciona desenvolvimento, porque não usar uma ferramenta educacional que possa ajudá-lo a alcançar o desenvolvimento mental, educacional, emocional e social? Sendo assim, o computador pode ser um dos aparatos enriquecedores para a obtenção deste desenvolvimento, pois motiva os alunos com necessidades educacionais especiais em seu processo de ensino, de aprendizagem e de socialização.
Informática na educação em um processo de aprendizagem e inclusão
No mundo informatizado interligado por máquinas de informação, nada mais normal e necessário do que adequar a escola a este processo tecnológico. A informática educativa tem contribuído na aprendizagem escolar e a função do professor tem sido motivar o interesse e a construção do conhecimento. Portanto, o professor com sua formação e interesse pode ser a peça primordial deste processo. “O aluno deve ser desafiado, para que deseje saber, e uma forma de criar este interesse é dar a ele a possibilidade de descobrir”.A escola, ao estar voltada para as necessidades de interação social que esses alunos precisam para alcançar o desenvolvimento, preocupa-se com as suas peculiaridades especiais, com o intuito de alcançar o objetivo comum que é a educação.
Internet e Computador portal de desenvolvimento social e de aprendizagem
A Internet, na atualidade, é o meio mais rápido de informação e se constitui em um veículo igualitário para todos os alunos. O processo de navegação on-line resgata neles um afloramento de suas potencialidades e promove um ambiente de aprendizagem. No computador o aluno registra por meio do software Escritor sua produção textual, derivada de sua pesquisa e de ações on-line.
Por meio da Internet e do software Escritor foi desenvolvido o projeto de ensino com seis alunos com necessidades educacionais especiais de uma escola estadual de Maringá. Estes alunos estão buscam ou trocam informações por meio do correio eletrônico e ao mesmo tempo procuram informações sobre qualquer que seja o seu interesse pessoal, via Internet. Essas ações desenvolvidas, conjuntamente, possibilitam o aperfeiçoamento da leitura e também da escrita destes alunos.
O ambiente de aprendizagem colaborativa fez com que os alunos com necessidades educacionais especiais pudessem descobrir que possuíam algumas limitações, como a falta de destreza na escrita e de uma leitura mais fluente, mas foram instigados a vencer as mesmas, encontrando caminhos alternativos, como a ajuda de um colega nas tarefas, a facilidade em encontrar as letras e números no teclado, a motivação visual por meio de cores e efeitos, e outros.
Se as pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais são excluídas por serem indivíduos improdutivos, por meio da educação essa exclusão pode ter fim. Isto porque os alunos com necessidades educacionais especiais podem ter suas limitações, mas se forem acompanhados e atendidos em suas necessidades, de alguma maneira poderão tornar-se pessoas produtivas que merecem respeito e dignidade. Estes alunos necessitam e têm direitos a recursos especiais garantidos por lei, isso possibilitará que eles possam desenvolver suas potencialidades, tanto nas atividades de formação profissional, como na comunicação, no lazer e na educação.






11 comentários:

Nandilene disse...

Muito importante a matéria que vc fez, a preocupação com os alunos especiais deve ser prioridade, pra que eles vençam as limitações e quebrem o pré-conceito.

A educação para todos é isso, mesmos direitos e recursos para todos os alunos, sem distinção.

Anônimo disse...

Grazi, fiquei muito feliz ao ver no seu blog que os alunos portadores de necessidades educacionais estão tendo o seu direito a educação assegurado. Através deste bom exemplo acredito que muitos outros virão. Pois se a educação é um direito de todos, tem que ser para todos!

Ivani Souza disse...

Gracila sua pesquisa é muito iteresante e importante, para mostra que com amor e carinho todos têm condições de aprender, inclusive os portadores de necessidades especiais que muitas vezes se sentem excluidos por causa de sua dificuldades, esta escola está de parabéns, por se preucupar com a inclusão tendo a visão de que ela é para todos.

Carla Helena disse...

Oi, Graciela! Achei muito relevante a matéria (e tb seu blog tá lindo!!!) pois também na Informática não podemos nos esquecer dos portadores de necessidades especiais, que devem ter os seus direitos garantidos e porque com o uso dessas ferramentas eles conseguem avançar muito, nossa imagino como eles devem ganhar motivação e auto-confiança. Parabéns!

Graciela de Almeida Dutra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Graciela de Almeida Dutra disse...

Nandilene,Dora,Ivani e Carla Helena,muito obrigada polos elogios.
Fiquei muito feliz em saber que vocês gostaram da minha notícia.Agradeço tambem pelo tempo que vocês gastaram lendo o meu humilde trabalho .MUITO OBRIGADA MESMO!!!!
Deus abençoe vocês!

Ana Paula Wermelinger disse...

É indescritível os estudos realiados sobre o uso do DOX VOX e do MOTRIX na Educação dos alunos especiais, além do uso de Softwares que proporcionam o aprendizado aos mesmos. Parabéns pelo tema proposto!
Segue a baixo um link no qual aboda assuntos muito interessantes sobre inclusão, caso ainda não conheça o site, espero que goste!!

http://www.cirandadainclusao.com.br/

Ana Paula Wermelinger disse...

É indescritível os estudos realiados sobre o uso do DOX VOX e do MOTRIX na Educação dos alunos especiais, além do uso de Softwares que proporcionam o aprendizado aos mesmos. Parabéns pelo tema proposto!
Segue a baixo um link no qual aboda assuntos muito interessantes sobre inclusão, caso ainda não conheça o site, espero que goste!!

http://www.cirandadainclusao.com.br/

Bete Almeida disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
BRONZONI disse...

Estou fazendo um trabalho sobre este assunto e gostaria de compartilhar informações com amigos e colegas.

Larysa Bohdana disse...

Saudações a todos neste fórum do blog, quero contar a vocês tudo sobre um avanço financeiro que o Sr. Pedro me ofereceu para superar quando eu estava morrendo de fome com minha empresa e minha família durante a pandemia covid19. Encontrei o Sr. Pedro no blog de alguém que o recomenda a quem procura um empréstimo. Fiquei muito animado e também motivado para estar nessa posição de liberdade financeira, pois minha família estava morrendo de fome, entrei em contato com o Sr. Pedro pelo app que contei ele minha história de vida sobre a situação financeira ele me envia um formulário de inscrição para preencher meus dados, o que eu fiz depois que ele me enviou um contrato de empréstimo, então o encaminhei ao meu advogado para dar uma olhada e me aconselhar sobre como fazer isso depois Eu assinei o contrato de empréstimo depois que meu empréstimo foi aprovado algumas horas atrás entre em contato com o banco para transferência de fundos e despesas que eu preciso compensar no balcão do banco. foi muito bom trabalhar com o sr. pedro e agradeço muito a ajuda que ele me deu e que ajudou muito minha família a passar fome. entre em contato com o sr. pedro no e-mail: pedroloanss@gmail.com ou fale com ele no whatsapp + 1-8632310632. para uma resposta rápida porque ele está sempre ocupado, mas eles têm algum outro colega de trabalho profissional trabalhando com ele também, mas eu recomendo o Sr. Pedro para quem procura ajuda financeira.